Resumidamente: Descongestionante venoso, da próstata e brônquios, indigestão de origem nervosa, antiviral, coadjuvante em hepatite, gripe e virose tropical. Anti inflamatório epitelial. Útil na estabilização da energia vital após doença contagiosa. Integra pensar, sentir, falar e agir.
* Antisséptico e Antiespasmódico: é considerado digestivo-estomacal e hepático-biliar, sendo indicado para eliminar gases e infecções intestinais, gastrite, náuseas e vômito. Também pode reduzir cólicas provocadas pelo período menstrual.
* Estimulante e Tônico: é indicado para memória fraca e sistema neurovegetativo, estafa mental, intelectual e nervosa.
* Equilíbrio Mental: Utilizado desde a antiguidade para promover equilíbrio mental, o óleo essencial de Manjericão é a melhor opção da aromaterapia para tratamento de distúrbio bipolar, síndrome do pânico, fobias, ansiedade e estresse. O componente químico carvacrol presente neste óleo essencial em é capaz de reduzir a atividade das glândulas adrenais que produzem o hormônio cortisol hormônio do stress .
* Energia: sua frequência energética promove presença, poder pessoal, decisão, clareza mental, confiança em si mesmo, atitude, força para enfrentar os desafios, e energia para concretizar sonhos e ideias. É o verdadeiro óleo de Poder Pessoal.
* Excelente Cefálico: secundado apenas pelo OE de alecrim em seu efeito desanuviante sobre o cérebro, de modo que é indicado para fadiga mental. Trata-se, sem dúvida, de um OE que se pode descrever como revigorante, tendo como um dos primeiros herboristas afirmado que o manjericão expulsa os vapores da melancolia .
* Sistema Respiratório: a principal área de aplicação é o tratamento de toda espécie de infecção respiratória, inclusive a bronquite e a coqueluche, além de vários estados febris.
* Músculos: Trata-se de um óleo essencial analgésico, ótimo em caso de músculos enrijecidos e cansados, essa propriedade auxilia também nos casos de menstruação dolorosa.
Composição: Óleo Essencial de Manjericão (Ocimum basilicum).
Obtenção: destilação por arraste a vapor. Parte Utilizadas: folhas, flores e ramos.
Origem: Brasil, Quantidade: 10ml.
Conservação: Manter em lugar fresco, longe da luz e fora do alcance de crianças. Em caso de contato com os olhos enxaguar abundantemente. Havendo irritação, suspenda o uso. Uso externo.
Modo de Usar:
Aromatização de Ambiente: Pingue de três a cinco gotas no aromatizador de sua preferência e deixe no ambiente desejado. Recomenda-se não mais que 20 minutos de uso em aromatizadores a vapor/calor.
Banho de Imersão: Em banheiras ou ofurô. Comumente se dissolve 3 colheres de sopa de leite em pó em 1 copo de água e adiciona-se cerca de 20 gotas de óleo essencial. Não se recomenda usar os óleos essenciais diretamente na banheira ou ofurô sem diluição.
Banho de Assento: Sugere-se diluir 15 gotas do óleo essencial em 5 colheres de sopa de óleo vegetal e adicionar na água do banho de assento.
Colar Aromático: Sugere-se pingar 3 gotas do óleo essencial em um pedaço de algodão e acondicionar no orifício do colar aromático.
Compressa Local: Recomenda-se pingar 10 gotas de óleos essenciais em compressas frias e quentes e aplicar no local afetado/desejado.
Compressa Peitoral: Diluir 8 gotas de óleo essencial em uma colher de óleo vegetal e massagear a região peitoral. Após a massagem, aplicar uma compressa quente.
Escalda Pés: Diluir 15 gotas de óleo essencial uma colher de óleo vegetal e colocar em um balde ou ofurô de pés.
Fricção Local: Diluir 8 gotas de óleo essencial em uma colher de óleo vegetal, pingar algumas gotas de óleo essencial na área afetada e friccionar.
Fricção Plantar: Orienta-se pingar cerca de 3 gotas de óleo essencial o na planta de cada pé e friccionar.
Fricção Vertebral: Diluir 8 gotas de óleo essencial em uma colher de óleo vegetal, pingar algumas gotas ao longo da coluna vertebral e friccionar.
Gargarejo: Orienta-se adicionar 2 gotas de óleo essencial em um copo de água morna. Gargarejar sem engolir.
Hidratação Corporal: Sugere-se adicionar algumas gotas de óleo essencial a um óleo vegetal de hidratação corporal.
Inalação: Orienta-se pingar de 2 a 4 gotas de óleo essencial em um lenço e inalar. No inalador elétrico utilizar de 3 a 5 gotas. Para assepsia das mãos, pingar 3 gotas de óleo essencial na palma das mãos, fricciona-las e inalar. Para otimizar períodos de estudo, pingar 2 gotas de óleo essencial no pulso, friccionar com o pulso de sua outra mão e inalar. Repetir se necessário.
Massagem: Sugere-se adicionar 80 gotas de óleo essencial em 120ml de óleo vegetal e usar para massagear o corpo.
Spray de Ambiente: Recomenda-se adicionar 40 gotas de óleo essencial em uma solução de 60ml de álcool de cereais e 40ml de água deionizada.
Uso Tópico Capilar: Sugere-se pingar de 5 a 10 gotas de óleo essencial no frasco de shampoo ou 04 gotas em 50ml de água morna e passar no couro cabeludo, massageando-o.
Travesseiros e Lençóis: Sugere-se pingar 2 gotas de óleo essencial no travesseiro e 4 gotas nos lençóis.
Vaporização: Orienta-se pingar 10 gotas de óleo essencial em um recipiente com água quente, cobrir a cabeça com uma toalha e inalar o vapor por 15 minutos.