Resumidamente: tem como principais propriedades ser: antisséptico, digestivo, diurético, emenagoga, expectorante, galactagogo (substância que aumenta ou estimula a secreção ou fluxo do leite nas mulheres que estão a amamentar) e estomacal.
* Para o Corpo: É um excelente purificador do organismo, eliminando toxinas resultantes do excesso de alimentos e álcool. É ótimo para ressaca, pois atua como tônico no fígado, nos rins e no baço. Elimina venenos de insetos e também de mordida de cobra. Auxilia nas dietas de emagrecimento, pois parece ser eficaz na dissolução da celulite através de sua ação diurética. Também pode dissolver cálculos renais.
* Problemas de Estômago: é um tônico para a digestão. Alivia a indigestão quando o indivíduo se alimenta em situação de estresse, pois tem efeito calmante sobre o sistema nervoso. É ótimo para soluço, náusea, vômito e cólica. Sua ação purificadora sobre os intestinos ajuda a aliviar a prisão de ventre e a flatulência.
* Antiespasmódico e Expectorante: pode ser útil em casos de resfriado, bronquite e coqueluche. Acredita-se que ative o sistema glandular, imitando o hormônio estrogênio. Isto pode torná-lo útil no tratamento da tensão pré-menstrual, nos casos de fluxo escasso, problemas de menopausa e baixa sensibilidade sexual. É bastante conhecida sua propriedade de aumentar a produção de leite durante a amamentação.
* Para a Pele: Parece ter ação purificadora e tônica sobre a pele, e acredita-se que reduza a formação de rugas.
* Geral: Estimulante; afrodisíaco; emagrecimento; estética corporal; desintoxicação corporal; pele oleosa.
Composição: Óleo Essencial de Erva Doce (Foeniculum vulgare var. Dulce)
Origem: Brasil, Quantidade: 10ml
Conservação: Manter em lugar fresco, longe da luz e fora do alcance de crianças. Em caso de contato com os olhos enxaguar abundantemente. Havendo irritação, suspenda o uso. Uso externo.
Modo de Usar:
Aromatização de Ambiente: Pingue de três a cinco gotas no aromatizador de sua preferência e deixe no ambiente desejado.
Banho de Imersão: Em banheiras ou ofurô. Comumente se dissolve 3 colheres de sopa de leite em pó em 1 copo de água e adiciona-se cerca de 20 gotas de óleo essencial. Não se recomenda usar os óleos essenciais diretamente na banheira ou ofurô sem diluição.
Colar Aromático: Sugere-se pingar 2 gotas do óleo essencial em um pedaço de algodão e acondicionar no orifício do colar aromático.
Compressa Local: Recomenda-se pingar 5 gotas de óleos essenciais em compressas frias e quentes e aplicar no local afetado/desejado.
Escalda Pés: Diluir 15 gotas de óleo essencial em uma colher de óleo vegetal e colocar em um balde ou ofurô de pés.
Fricção Plantar: Orienta-se diluir cerca de 3 gotas de óleo essencial em uma colher de óleo vegetal e aplicar na planta de cada pé e friccionar.
Gargarejo: Orienta-se adicionar 2 gotas de óleo essencial em um copo de água morna. Gargarejar sem engolir.
Hidratação Corporal/Massagem: Sugere-se adicionar 80 gotas de óleo essencial em 120ml de óleo vegetal e usar para massagear o corpo.
Spray de Ambiente: Recomenda-se adicionar 40 gotas de óleo essencial em uma solução de 60ml de álcool de cereais e 40ml de água deionizada.
Uso Tópico: Orienta-se diluir 5 gotas de óleo essencial em uma colher de óleo vegetal e aplicar sobre o local desejado (em crianças menores de três anos não se recomenda esse procedimento).
Uso Tópico Capilar: Sugere-se pingar de 5 a 10 gotas de óleo essencial no frasco de shampoo ou 04 gotas em 50ml de água morna e passar no couro cabeludo, massageando-o.
Travesseiros e Lençóis: Sugere-se pingar 2 gotas de óleo essencial no travesseiro e 4 gotas nos lençóis.