Resumidamente: Possui ação antisséptica, analgésica, anticonvulsivante, antidepressiva, antirreumática, antiespasmódica, anti-inflamatória, antiviral, bactericida, contra gases intestinal, cicatrizante, regenerador, descongestionante, desodorizante, diurético, hipotensor, sudorífico, parasiticida, vermífugo, entre outras.
* Alívio de dores localizadas e relaxamento: Pode aplicar óleo de alfazema na pele em quase todas as situações que impliquem dor. Use-o para massajar feridas de herpes, articulações reumáticas, a bochecha sobrejacente a um dente que dói, ou a testa e as fontes para a enxaqueca. Enfiar um pedaço de algodão com umas gotas de óleo no ouvido alivia dores de ouvidos ligeiras. Nas dores menstruais, massajar o baixo-ventre com o óleo pode dar alívio rapidamente.
* Machucados e queimadura: Um excelente cicatrizante, para feridas abertas; e muito bom para aliviar a ardência de queimaduras e regeneração da pele afetada.
Composição: Óleo Essencial de Alfazema (Lavandula dentata).
Obtenção: destilação por arraste a vapor.
Parte Utilizada: flores, folhas e ramos.
Origem: Brasil, Quantidade: 10ml
Conservação: Manter em lugar fresco, longe da luz e fora do alcance de crianças. Em caso de contato com os olhos enxaguar abundantemente. Havendo irritação, suspenda o uso. Uso externo.
Modo de Usar:
Aromatização de Ambiente: Pingue de três a cinco gotas no aromatizador de sua preferência e deixe no ambiente desejado.
Banho de Imersão: Em banheiras ou ofurô. Comumente se dissolve 3 colheres de sopa de leite em pó em 1 copo de água e adiciona-se cerca de 20 gotas de óleo essencial. Não se recomenda usar os óleos essenciais diretamente na banheira ou ofurô sem diluição.
Banho de Assento: Sugere-se diluir 10 gotas do óleo essencial em 5 colheres de sopa de óleo vegetal e adicionar na água do banho de assento.
Colar Aromático: Sugere-se pingar 3 gotas do óleo essencial em um pedaço de algodão e acondicionar no orifício do colar aromático.
Compressa Local: Recomenda-se pingar 10 gotas de óleos essenciais em compressas frias e quentes e aplicar no local afetado/desejado.
Compressa Peitoral: Diluir 5 gotas de óleo essencial em uma colher de óleo vegetal e massagear a região peitoral. Após a massagem, aplicar uma compressa quente.
Escalda Pés: Diluir 15 gotas de óleo essencial uma colher de óleo vegetal e colocar em um balde ou ofurô de pés.
Fricção Local: Diluir 5 gotas de óleo essencial em uma colher de óleo vegetal, pingar algumas gotas de óleo essencial na área afetada e friccionar.
Fricção Plantar: Orienta-se pingar cerca de 3 gotas de óleo essencial o na planta de cada pé e friccionar.
Fricção Vertebral: Orienta-se pingar 6 gotas de óleo essencial ao longo da coluna vertebral e friccionar.
Gargarejo: Orienta-se adicionar 2 gotas de óleo essencial em um copo de água morna. Gargarejar sem engolir.
Hidratação Corporal: Sugere-se adicionar algumas gotas de óleo essencial a um óleo vegetal de hidratação corporal.
Inalação: Orienta-se pingar de 2 a 4 gotas de óleo essencial em um lenço e inalar. No inalador elétrico utilizar de 3 a 5 gotas. Para assepsia das mãos, pingar 3 gotas de óleo essencial na palma das mãos, fricciona-las e inalar.
Massagem: Sugere-se adicionar 80 gotas de óleo essencial em 120ml de óleo vegetal e usar para massagear o corpo.
Spray de Ambiente: Recomenda-se adicionar 40 gotas de óleo essencial em uma solução de 60ml de álcool de cereais e 40ml de água deionizada.
Uso Tópico: Pingar algumas gotas do óleo essencial no local desejado (em crianças, recomenda-se a diluição em óleo vegetal antes de usar).
Uso Capilar: Sugere-se pingar de 5 a 10 gotas de óleo essencial no frasco de shampoo ou 04 gotas em 50ml de água morna e passar no couro cabeludo, massageando-o.
Travesseiros e Lençóis: Sugere-se pingar 2 gotas de óleo essencial no travesseiro e 4 gotas nos lençóis
Vaporização: Orienta-se pingar 10 gotas de óleo essencial em um recipiente com água quente, cobrir a cabeça com uma toalha e inalar o vapor por 15 minutos.